top of page
Alexander Souza

Natural de São Paulo, Alexander Souza é saxofonista, multi-instrumentista e produtor musical. É formado em saxofone na área de MPB/Jazz, pelo Conservatório de Tatuí (1995), onde estudou também Saxofone Erudito (1988-1992). Foi professor do curso de MPB/Jazz do Conservatório na área de Saxofone, Prática de Conjunto (2004-2010) e foi monitor do grupo pedagógico e artístico “Jazz Combo” (2009-2015).

 

Em sua formação foi aluno de renomados professores de saxofone tais como Vinícius Dorin, Dilson Florêncio, Hudson Nogueira, Mané Silveira e Ely Jacob Hessel, além de participar de workshops com Michael Brecker, Chris Potter, Sion entre outros. Estudou “Composição e Orquestração” com Edson Beltrami e “Som para Cinema e TV” na Academia Internacional de Cinema – AIC (2015), em São Paulo. Tem formação técnica em sonoplastia pelo SENAC-SP (2015).

 

Foi premiado como “Melhor Instrumentista” no Festival de Música Popular de Avaré - FAMPOP (2000) e recebeu “Prêmio Revelação” com a composição “Brasil em 3x4” no Festival Instrumental de Americana (2000).

 

Atuou como músico solista em grupos de várias formações como duos, quartetos, música de câmara, big bands, orquestras e bandas sinfônicas, tendo trabalhado sob regência de maestros, compositores e arranjadores nacionais e internacionais. Fez parte dos grupos “Vintena Brasileira e André Marques”, “Trovadores Urbanos”, "Casa de Marimbondo" e “Jazz Combo” do Conservatório de Tatuí, entre outros.

 

Em sua carreira apresentou-se com artistas como Elza Soares, Danilo Caymmi, Rosa Passos, Paulo Freire, Hermeto Pascoal, Léa Freire, Toninho Ferraguti, maestro Laercio de Freitas, Edmundo Vilani-Côrtes, Nenê, John Hollebeck, Ed Sarath, Ed Neumeister, Daniel Barry, Eduardo Neves, Sara Serpa, Fafá de Belém, Bruna Caram, Max de Castro, Sebastião Biano, além de grupos como Big Band do Conservatório de Tatuí (sob direção de Celso Veagnoli), Banda de Pífanos de Caruaru, Quinteto em Branco e Preto, entre outros.

 

Como compositor e produtor musical tem desenvolvido trilhas sonoras para cinema e TV, incluindo curtas-metragens e programas publicitários, tendo produzido trilhas para os canais ESPN e ESPN HD, além de trilhas para áudio-books.

 

Apresenta-se com os grupos “Saxomania”, “Gafieira Instrumental Paulistana”, do qual é co-fundador. Atualmente, dedica-se aos projetos autorais “Ary Caymmi - uma releitura instrumental” e “Sopro Rural”, o qual tem o objetivo de aproximar a sonoridade da família do saxofone `as raízes da música caipira, valorizando o diálogo entre diversos instrumentos presentes na cultura popular do interior paulista.

 

Site: www.alexandersouza.net

bottom of page